Domingo, 14 de Julho de 2024
31°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Geral maranhão

Iterma realiza entrega títulos de terra para famílias rurais de Vitorino Freire

O evento de entrega contou com a presença de diversas autoridades

23/10/2023 às 23h02
Por: wallyson sousa
Compartilhe:
Iterma realiza entrega títulos de terra para famílias rurais de Vitorino Freire

A comunidade Jacaré, localizada em Vitorino Freire, celebrou no último sábado (21) um marco histórico. Após anos de espera e expectativa, os homens e mulheres do campo finalmente receberam os tão aguardados títulos de terra. A entrega dos documentos para as 33 famílias contempladas, que torna legítimas as propriedades, garante segurança jurídica e abre oportunidades para uma série de benefícios, foi realizada pela equipe do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

A comunidade Jacaré é formada por agricultores familiares que há muito tempo trabalham naquelas terras e contribuem para o desenvolvimento da região. Os títulos representam não apenas um reconhecimento de seu comprometimento, mas também uma ferramenta fundamental para melhorar a vida na localidade. 

O evento de entrega contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, Rubens Pereira (Rubão), secretário de Estado de Articulação Política (Secap), assim como o ex-prefeito, Zé Leandro, e Stênio Rezende. 

“A nossa meta é fazer o maior programa de regularização fundiária da história do nosso estado. Com isso, vamos garantir também acesso ao crédito e aos programas governamentais para os beneficiados. Já são quase 50 famílias contempladas aqui no município, e a nossa meta é voltar para alcançar mais de 200 famílias. Seremos referência na titulação de terras no país, levando segurança jurídica, qualidade de vida, assim como a certeza de um futuro mais tranquilo e promissor para as famílias que dependem do pedaço de chão. Vamos cumprir com o compromisso firmado pelo nosso governador Carlos Brandão", destacou Anderson Ferreira. 

A equipe técnica do Iterma desempenhou um papel importante para que esse processo de entrega de títulos ocorresse. Após a solenidade, os técnicos permaneceram na comunidade Jacaré para a realização de atualização cadastral e georreferenciamento, atividades que vão assegurar mais 70 lotes medidos e 100 novos processos abertos. Iniciativas que, futuramente, vão colaborar para que a equipe retorne ao local e atinja a marca de mais 200 famílias contempladas com o tão sonhado título de terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias