Domingo, 14 de Julho de 2024
31°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Geral maranhão

Aposentados e pensionistas do Iprev poderão fazer prova de vida online

Servidores do Iprev explicam à população como fazer a prova de vida online

04/01/2024 às 18h56
Por: wallyson sousa
Compartilhe:
Aposentados e pensionistas do Iprev poderão fazer prova de vida online

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) contam com uma novidade para a prova de vida em 2024: o procedimento poderá ser realizado online, a partir de reconhecimento facial via plataforma gov.br ou pelo endereço eletrônico provadevida.iprev.ma.gov.br.

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado a cada ano no mês de aniversário do beneficiário ou quando solicitado pelo Iprev. A prova de vida evita fraudes e garante a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários, sendo estabelecida pelo Decreto Estadual nº 38.437/2023 e pela Instrução Normativa Iprev nº 02/2023.

“Foi uma diretriz do governador Carlos Brandão que nós regulamentássemos a prova de vida 2024. Ainda no ano de 2023, o governador assinou um decreto que traz como novidade a prova de vida totalmente digital. Por meio do aplicativo gov.br e no nosso site do Iprev é possível que os beneficiários do sistema de previdência façam a sua comprovação de vida”, explicou a presidente do Iprev, Raysa Queiroz Maciel.

Todos os beneficiários do Sistema de Previdência Estadual devem realizar o procedimento. Pela plataforma gov.br é bem rápido e fácil, o primeiro passo é baixar o aplicativo gov.br que está disponível tanto para Android quanto para IOS. Em seguida, basta seguir as instruções do aplicativo para reconhecimento facial.

Se o beneficiário preferir ou tiver qualquer problema com a plataforma gov.br, a prova de vida pode ser realizada no site provadevida.iprev.ma.gov.br. Basta informar o CPF e seguir todas as orientações da página.

A presidente do Iprev lembra que a prova de vida é essencial para a continuidade do pagamento de benefícios previdenciários e para inibir possíveis fraudes no Sistema de Previdência Estadual, garantindo a sustentabilidade da Previdência estadual.  

“A comprovação de vida é importante para a continuidade do pagamento do benefício, é uma obrigação que a lei nos traz. Uma das nossas finalidades é evitar e inibir as fraudes previdenciárias, que façam com que os recursos da Previdência sejam direcionados de maneira adequada”, destacou Raysa Maciel.

Solange Maria de Sousa é beneficiária da Previdência estadual e fez a prova de vida 2024 pelo celular. Ela aprovou a praticidade do sistema digital de comprovação de vida.

“Eu achei muito interessante essa nova versão do governo. Todos nós aposentados temos que fazer a prova de vida no mês de aniversário, eu fiz a minha e é muito prático. Todos nós temos acesso ao celular e nada melhor do que fazer no conforto da nossa casa. Fique atento ao mês de aniversário para não correr o risco de ser bloqueado do pagamento”, advertiu a beneficiária.  

O Iprev atualmente atende mais de 45 mil aposentados e pensionistas do Executivo Estadual, Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e Poder Judiciário. (Foto: Gilson Ferreira)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias