Domingo, 14 de Julho de 2024
29°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Brasil BRASIL

Concurso Unificado: veja dicas de como se preparar para provas

Provas são remarcadas para o dia 18 de agosto de 2024

02/06/2024 às 11h38
Por: wallyson sousa Fonte: BRASIL 61
Compartilhe:
Concurso Unificado: veja dicas de como se preparar para provas

Devido às chuvas intensas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril e início de maio, a data das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi remarcada para 18 de agosto. As informações foram divulgadas pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do concurso.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, três fatores influenciaram na escolha dessa data: o tempo para a situação do Rio Grande do Sul estar mais estabilizada, menor chance de chuvas e nenhum “grande” concurso marcado.

Como se preparar para as provas?

A psicóloga e especialista em concursos públicos Juliana Gebrim dá algumas dicas para os candidatos que irão realizar o CNU.

"O concurseiro, de uma forma geral, tem que perceber que questões de saúde mental, como ansiedade, expectativas em relação à prova e a falta de foco, são coisas que têm que ser trabalhadas no decorrer do processo. Não adianta você querer trabalhar a ansiedade, por exemplo, às vésperas ou no dia da prova”, explica.

Ela aponta que as técnicas de respiração diafragmática são um exemplo cientificamente comprovado para trabalhar a ansiedade.

A psicóloga recomenda que os candidatos fiquem atentos para ter um sono regular e pratiquem atividades físicas.

“Como uma caminhada, alguma  atividade que possa oxigenar seu cérebro pelo menos uns 30 minutos por dia. Então não desvie nesse momento. Agora é hora de aprender algumas outras coisas e de revisar”, ressalta.

A aplicação das provas será feita em 228 cidades em todas as regiões brasileiras. O MGI informará um novo cronograma, com base na nova data de aplicação das provas.

Além disso, de acordo com a pasta, as inscrições para o CNU não serão reabertas. Dessa forma, apenas os mais de 2 milhões de candidatos que já foram confirmados poderão realizar as provas.

São 6.640 vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários que podem alcançar mais de R$20 mil.

A assistente social Kezya Araujo, de 28 anos, mora em Vila Velha, no Espírito Santo. Ela informa como está se preparando para realizar as provas.

“Com o adiamento da prova, eu meio que dei uma parada nos estudos, pois estava estudando em um ritmo muito frenético. Então tirei alguns dias para descansar. Para o CNU, estou focando mais em revisar os conteúdos para os quais eu já tinha me preparado e revisando por outras plataformas, assistindo outras aulas”, explica.

Local das provas

Não é possível pedir a mudança da cidade de aplicação das provas.

Para verificar o local das avaliações, os candidatos devem acessar, a partir do dia 7 de agosto, o novo cartão de confirmação no site do Concurso Público Nacional Unificado.

Na página, é preciso efetuar o login utilizando na conta gov.br — e após isso, acessar a Área do Candidato.

O novo cartão terá informações mais recentes sobre o local de realização das provas, incluindo horários e sala onde o candidato deverá comparecer.

Horário das provas

As provas serão aplicadas em duas etapas. Na primeira, no turno da manhã, os portões serão abertos às 7h30 e a prova terá início às 9h30, terminando às 11h30.

Na segunda etapa, à tarde, os portões abrirão às 13h, a prova começará às 14h30 e terminará às 18h.



Fonte: Brasil 61

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias