Domingo, 14 de Julho de 2024
31°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Cultura maranhão

Primeira noite do Arraial do Ipem tem apresentações do Cacuriá Balaio das Rosas

Boi da Maioba e shows de Tutuca Viana e Iara Costa

15/06/2024 às 15h41
Por: wallyson sousa Fonte: Governo do maranhão
Compartilhe:
Primeira noite do Arraial do Ipem tem apresentações do Cacuriá Balaio das Rosas

O Arraial do Ipem, o mais tradicional do São João do Maranhão, deu início às atividades na noite desta sexta-feira (14) com a presença de um grande público. Por volta das 17h30 subiu ao palco o Tambor de Crioula Estrela de Luz, em seguida o Cacuriá Balaio das Rosas (antigo Cacuriá de Dona Teté), Boi Oriente, o cantor Tutuca Viana, Boi Upaon Açu, a cantora Yara Costa, Boi de Axixá e Boi da Maioba.

Durante a abertura oficial da programação do Ipem, o governador Carlos Brandão ressaltou a riqueza da cultura maranhense e a importância da festividade para a geração de emprego e renda. Na ocasião, foi destacada a parceria com a iniciativa privada.

“Os restaurantes e bares estão cheios, motorista de táxi e de aplicativo com muita demanda, a montagem de um palco desses exige mão de obra local. De forma que esse é um momento para gerarmos muitos empregos e renda, e eu estou muito feliz. Tudo isso contribui para que o Maranhão seja um dos estados que mais gera emprego no Nordeste”, declarou Brandão.

O governador também observou que o slogan o Maior São João do Mundo foi consolidado no estado. “Nós temos aqui grandes atrações culturais fortalecendo as nossas origens, as nossas raízes e prestigiando nossos conterrâneos, nossos cantores, portanto é um momento muito especial iniciar esse arraial aqui no Ipem. Temos arraial em todo o Maranhão e o nosso São João se consagrou como o maior São João do mundo”, frisou.

Além do palco principal, o Ipem também conta com um palco para shows, um palco no Armazém do Empreendedor e o Barracão do Forró que neste primeiro dia teve apresentação dos grupos Forró do Meu Jeito, Trio Mulundus e Forró Não Gela. O Ipem dispõe de uma estrutura completa com praça de alimentação, área de serviços institucionais, área específica para soltura de bombinhas, barraca de tiros, entre outros.

Entre as atrações da noite esteve o Cacuriá de Dona Teté que a partir de agora passa a se chamar Cacuriá Balaio das Rosas. “Estamos nesse processo de mudança do nome, mas fazendo tudo com a mesma essência, com a mesma alegria e respeitando todo o legado da nossa mestra”, explicou a brincante e coreógrafa Luana Reis.

O Arraial do Ipem também é sinônimo de geração de renda para os beneficiários do programa Mais Renda. Gutenberg Teles Camargo está com grande expectativa para as vendas deste ano.

“É uma oportunidade muito boa para nós que estamos participando e eu estou com uma expectativa muito boa. O ano passado deu para vender bem e esperamos que este ano seja ainda melhor”, afirmou.

Pelo terceiro ano consecutivo, Tacinara Pereira Cabral está vendendo durante o São João, mas este ano foi a primeira vez que foi selecionada para o Arraial do Ipem. “A expectativa é imensa. Esse é o meu terceiro São João e o primeiro no Ipem. Todos os anos é maravilhoso e é uma honra vestir essa camisa, eu faço questão de usar. Fico contando as horas para a chegada do São João”, relatou.

O Arraial do Ipem fica localizado no bairro Calhau e conta com programação diária e entrada gratuita começando sempre às 17h30. Mais de 350 atrações locais fazem parte da programação que segue até o dia 14 de julho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias